Buscar
  • Luiz Ribeiro

World Smart City Awards: Pimentel destaca relação do Vale do Pinhão com bairro inovador de Barcelona



Um dia antes de participar da premiação do World Smart City Awards Barcelona, em que Curitiba concorre na categoria Prêmio de Inovação de Recuperação, a comitiva da capital paranaense liderada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel participou de reuniões e visitas técnicas pela capital da Catalunha. O primeiro compromisso foi conhecer o Distrito 22@, o celeiro da inovação de Barcelona.

“A origem deste bairro inteligente é semelhante à do Vale do Pinhão, nosso ecossistema de inovação criado pelo prefeito Rafael Greca para tornar Curitiba em um grande laboratório de inovação e desenvolvimento sustentável nomundo”, afirmou Eduardo Pimentel, que representa Greca no evento.

O projeto desenvolvido em Barcelona teve início no ano 2000 e transformou o degradado e perigoso bairro de Poble Nou em uma área inovadora, com espaços humanizados e que atrai startups de tecnologia da informação, comunicação, energia e serviços médicos. “É impressionante o trabalho que o governo fez aqui gerando riquezas através da inovação”, defendeu.


Nesta quarta-feira (17/11), antes do evento de premiação, Pimentel fará uma palestra no Smart City Expo World Congress com o tema: Definindo o que há de mais moderno em infraestruturas azuis e verdes. “Curitiba quer ser a capital mundial da inovação. Um exemplo é o projeto do Bairro Novo da Caximba, prioridade da gestão e que promoverá uma revolucionária recuperação ambiental e urbana em uma região carente da cidade”, citou ele. O evento é organizado pela Fira Barcelona, uma das mais tradicionais instituições europeias que promovem eventos voltados a cidades inteligentes.

Além do vice-prefeito, fazem parte da comitiva de Curitiba em Barcelona a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello.


Smart City Expo

Pimentel também participou de uma palestra da prefeita de Barcelona, Ada Colau, e de reunião com a equipe do Icitiespara ajustar a Smart City Expo Curitiba, que será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2022. O evento, que é filial do World Smart City Awards Barcelona, acontecerá no Expo Barigui e deve reunir 15 mil pessoas, somando público online e presencial.


Premiação

Curitiba garantiu pela terceira vez uma indicação para a final do World Smart City Awards, maior evento de cidades inteligentes do mundo. A capital paranaense concorre pelo seu Plano de Retomada Econômica, conjunto de medidas propostas para acelerar a recuperação da cidade após o período mais crítico da pandemia de covid-19.

O World Smart City Awards premia projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano em todo o mundo e transformem as cidades em lugares mais sustentáveis e inclusivos para se viver. Nesteedição, cidades inteligentes de 46 países se inscreveram para concorrer a premiação. A capital paranaense disputa a final com Londres (Inglaterra), Manizales (Colômbia), Santiago (Chile), Wuhan (China) e WeavAir, empresa de Toronto (Canadá).



2 visualizações0 comentário