Buscar
  • Luiz Ribeiro

Workshop Metropolitano - Grande Curitiba elege prioridades para o desenvolvimento integrado



Os resultados do Workshop Metropolitano de Secretários de Desenvolvimento apontam a agricultura, o turismo e a indústria e comércio como setores estratégicos para fortalecer a integração da Grande Curitiba em todas as suas potencialidades.

“A Grande Curitiba é uma só. Guardadas as particularidades e vocações de cada cidade é preciso que o vizinho seja visto como cliente ou até mesmo como fornecedor”, afirma o secretário Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, um dos responsáveis pela organização do encontro de gestores da RMC, realizado no último dia 3 de setembro, no auditório do Sebrae, na capital.

O evento reuniu representantes de 23 dos 29 municípios da RMC para diagnosticar os problemas, apresentar soluções e definir metas para o desenvolvimento sustentável e ordenado do conjunto das cidades. O encontro teve o apoio Institucional do Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e ainda da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba).

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, também representou a Prefeitura da capital, destacando as potencialidades de integração do setor entre a cidade-polo e os seus vizinhos.


Ações

No fomento à agricultura na região metropolitana são apontadas como ações necessárias à promoção da comercialização dos produtos, a organização da produção, a disseminação de conhecimento, a melhoria da gestão e planejamento, a adesão ao mercado comum metropolitano e a promoção do cooperativismo e associativismo.

Na área do turismo, as iniciativas passam pelo fortalecimento da identidade local, com a valorização do sentimento de pertencimento, o mapeamento e inventário das potencialidades, cultura empreendedora, formação de equipes técnicas, financiamento de iniciativas locais e investimento e ações de marketing.


Para os setores da indústria e comércio metropolitanos, os investimentos estão na capacitação da mão de obra, investimentos em infraestrutura, tecnologia e inovação, incentivos públicos, integração com o Estado e união dos representantes dos comércios locais.


Esse conjunto de apontamentos consta no caderno de resultados Workshop Metropolitano de Secretários de Desenvolvimento que reuniu 78 gestores municipais que atuam nas pastas da Agricultura, Indústria e Comércio e Turismo.


As sugestões integram os 23 municípios divididos em eixos, com base na realidade local, como forma de potencializar as similaridades. Primeiro Anel: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais; Metropolitana Norte: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná e Metropolitana Sul: Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Rio Negro e Tijucas do Sul.


O evento contou ainda com palestras com temas sobre liderança, a importância da inspeção sanitária para inserir pequenos produtores no mercado, sistema digital de compras, ampliação do Armazém da Família, e a movimentação da economia pelo turismo. Foram palestrantes Rosângela Angonese e Patrícia Albanez, consultoras do Sebrae nas áreas de Liderança e Turismo, respectivamente; Lucas Felippe, da startup Cooltivando a Vida; Gustavo Wolff, da empresa Meu Compras e Guilherme Rodrigues, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.


Cooperação

O vice-prefeito de Curitiba e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel Slaviero, participou da abertura do workshop, tendo destacado as oportunidades para a integração metropolitana. Pimentel ressaltou a importância do fortalecimento de uma rede de informações da Grande Curitiba para promover a cooperação, identificar problemas e soluções comuns que possam ser trabalhadas entre os municípios. Também participaram da abertura do evento o prefeito de Agudos do Sul, Jessé da Rocha Zoellner; o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande e ex-presidente da Assomec, Márcio Wozniack; e o secretário-executivo da Assomec, Valfrido (Neco) Prado.



14 visualizações0 comentário