Vale do Pinhão - Curso gratuito de programação está com inscrições abertas e começa em abril


A escola de programação curitibana Kenzie Academy, em parceria com a Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, está com as inscrições abertas para um curso on-line e gratuito de programação, denominado Programe. As aulas ocorrem de 4 a 7 de abril e integram a programação do Movimenta Curitiba, iniciativa do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão em comemoração aos 329 anos da capital.


Diferente do 1ºEmpregotech da Prefeitura, que oferta aulas de programação gratuitas para jovens, pessoas de todas as idades podem se inscrever neste novo curso no portal do Programe, inclusive aquelas que estão em transição de carreira.


A Kenzie Academy oferece 50 mil vagas para todo o Paraná e a transmissão do curso será ao vivo pelo canal da edutech da capital, sempre a partir das 19 horas.

Nos quatro dias de curso Programe, os alunos irão aprender as principais linguagens de programação (HTML, CSS e JavaScript) e ao final irão desenvolver um projeto que servirá como portfólio profissional para o estudante.

Também apoiam a iniciativa as startups MadeiraMadeira e a Eemovel e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR).


“A oferta de pessoas qualificadas para o mercado é o nosso principal objetivo. Um programador precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais - conhecidas como hard skills e soft skills - para aplicá-las no cotidiano e nosso curso foca justamente isso, sendo um passo a passo para uma carreira de sucesso”, explica o CEO e co-fundador da Kenzie Academy Brasil, Daniel Kriger.


1º Empregotech

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, destaca que o Programe será uma oportunidade para os participantes aprenderem os fundamentos básicos de programação, que pode ser a porta de entrada para quem deseja iniciar a carreira na área de tecnologia, uma das mais promissoras do mercado atualmente. “Até 2030, a previsão é de que no Brasil falte até 1 milhão de profissionais para o trabalho para a área de tecnologia”, reforça ela.


Ela lembra também que a Prefeitura, em parceria com outros integrantes do Vale do Pinhão, já tinha lançado em 2020 o 1ºEmpregotech, capacitação em programação para jovens de 16 a 29 anos. "Com empresas parceiras, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Agência Curitiba ofertam o curso gratuito de programação de computador e oficinas de desenvolvimento comportamental, além de encaminhar os jovens para o mercado de trabalho", acrescentou.


Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR, reforça que o campo da tecnologia é amplo, porém, carente de profissionais.

"As oportunidades estão aí e não é raro vermos grandes empresas buscando mão-de-obra fora de suas cidades, estados e até do país. Torço realmente para que meninos e também meninas façam parte desse treinamento dinâmico e gratuito, o que é ainda melhor para tempos de crise. É uma grande chance", observa Ribeiro.

O Programe conta com apoio da empresas paranaenses Cargon, Integralidade, TecnoSpeed, Mannesoft, Esparta e Anthor, que têm interesse em fomentar projetos como esse para estimular a formação de profissionais de tecnologia.

Serviço: Programe - curso on-line gratuito de programação

Inscrições: até 3/4 Data do curso: de 4 a 7/4 Horário: a partir das 19h Informações e inscrições no portal do Programe.


4 visualizações0 comentário