Tunas do Paraná inicia planejamento de ações sustentáveis




A visão estratégica para consolidar projetos sustentáveis foi apresentada pelo prefeito de Tunas do Parana, Marcos Baldão, ao secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho. O encontrou aconteceu na sede da Prefeitura de Tunas, na tarde desta terça-feira (11).

“Temos uma meta ousada para construção de cidade sustentável, por isso precisamos agregar a geração de emprego e renda, atraindo visitantes”, destacou o prefeito.

Leverci pontuou que a expansão do desenvolvimento e atenção ao meio ambiente são essenciais.


“A iniciativa de trabalho com metas e resultados é muito importante porque sem desenvolvimento a pobreza dificulta o futuro da própria cidade”.

Atualmente Tunas consegue reciclar cerca de 20% do lixo, porém busca alcançar a meta de 50% até o final da gestão. A inauguração de uma central de reciclagem também está nos planos do Executivo.

A secretária de Indústria e Comércio de Tunas, Camila Sestrem, apresentou o mapeamento da região e comentou sobre alguns planos de tornar a cidade sustentável.

“Precisamos mostrar todo nosso cuidado e preocupação com a preservação do meio ambiente”, destacou.

Ela explicou ainda que o município produz florestas renováveis e mantém 67% de mata nativa. Disse que outra ideia é colocar meios para que seja produzida energia solar inicialmente nos prédios públicos.

O secretário Leverci se colocou à disposição para ajudar e se comprometeu a levar algumas demandas para que sejam resolvidas. Entre elas estão: a legalização de resíduos de poda para transformação em biomassa, situação de falta de saneamento básico e o projeto de energia solar.


Também participou da reunião o secretário de Administração de Tunas, Antônio Baldão.


21 visualizações0 comentário