Senai e Aker Solutions lançam programa de aprendizagem exclusivo para mulheres



O Senai Paraná e a multinacional norueguesa Aker Solutions lançam o Programa Jovem Aprendiz Aker Solutions – exclusivo para mulheres. A iniciativa visa capacitar 20 jovens, de 18 a 22 anos, para trabalhar na linha de manufatura da indústria com sede em São José dos Pinhais, focada em oferecer soluções, produtos e serviços integrados para a indústria global de energia.


As inscrições podem ser feitas neste link, até o dia 29 de julho. O programa acontece de 08 de setembro de 2022 a 15 de fevereiro de 2024.


“Tenho muito orgulho dessa iniciativa, que estamos conduzindo com nosso parceiro Senai, preparando jovens mulheres para trabalharem em nossa indústria.  Queremos aumentar nossa diversidade de gênero e, por isso, estamos apostando no desenvolvimento de nossas jovens aprendizes. Acreditamos muito no poder da diversidade como um grande diferencial competitivo pra nossa organização” diz Andreia Maciel, VP de Recursos Humanos na Aker Solutions.


“Além do conhecimento técnico e da experiencia adquiridas no curso e no trabalho dentro da empresa, essas jovens também vão contar com o suporte do nosso Comitê de Diversidade para acelerar a inclusão e impulsionar o desenvolvimento. Queremos que, ao final do programa, elas escolham fazer parte do nosso time efetivo e que possam construir uma carreira de sucesso dentro da nossa organização”, acrescenta.


Segundo dados da RAIS 2020, do Ministério do Trabalho, dos 814.731 trabalhadores do setor industrial, apenas 27,3% são mulheres. Quando falamos especificamente do segmento de energias e indústria da transformação, aquela que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário para outras indústrias, dos 647.653 trabalhadores que integram estes segmentos no Estado, apenas 32% são do sexo feminino. A grande maioria, 68% ainda são do sexo masculino, com 440.522 empregados.


“Nossa produção conta com máquinas e equipamentos de alta complexidade, o que exige uma qualificação profissional específica com base na indústria metal mecânica, historicamente associada ao universo masculino. Nossa intenção de aumentar a diversidade de gênero em todas as posições de nossa empresa não vem de hoje, mas sempre esbarrávamos na escassez de candidatas com a qualificação necessária”, ressalta Guilherme Cury, VP de manufatura na Aker Solutions.


“O Senai tem competência para formar tais talentos e, junto com a transferência de conhecimentos e a prática oferecida aqui, temos certeza de que poderemos transformar essa realidade. E este é apenas um dos muitos programas de diversidade que estamos desenvolvendo na Aker Solutions”, acrescenta.


Ao longo do Programa, que inicia em 08/09/2022 e segue até 15/02/2024, as candidatas aprovadas participarão do curso de Aprendizagem Industrial para Ferramenteiro de Manutenção nas dependências da unidade Afonso Pena do Senai Paraná em São José dos Pinhais.


A formação contempla teoria e prática relaciona aos processos de construção e desenvolvimento de ferramentas e dispositivos de usinagem; controle dimensional de produtos e peças usinadas; além de planejamento de processos de construção de produtos ou protótipos empregados em diversas linhas de produção industrial. O desenvolvimento prático industrial da formação acontecerá na unidade fabril da Aker Solutions, também em São José dos Pinhais.


“É necessário incentivarmos, cada vez mais, o ingresso do público feminino na área industrial. Além de oportunidades de desenvolvimento de carreira, a educação profissional promovida pelo Senai em parceria com as indústrias, como no caso do Programa Jovem Aprendiz Aker Solutions – exclusivo para mulheres, transforma de maneira positiva a família das mulheres que participam da iniciativa”, diz Stephanie Freires Bastos, Gerente de Educação e Negócios do Senai Paraná.


Sou muita grata por fazer parte da Aker Solutions. Aqui, todos os dias encaro novos desafios, amplio meu conhecimento e desenvolvo minhas habilidades. Me identifico com a cultura e com os valores da empresa e tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo porque sei que juntos iremos longe. O programa de Jovem Aprendiz da Aker Solutions é mais uma oportunidade de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal”, diz Talita Batista Mendes, auxiliar de manufatura na multinacional norueguesa.


Para participar do Programa, é necessário ter idade entre 18 e 22 anos e Ensino Médio completo, além de disponibilidade para atuar 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, neste link.


A Aker Solutions hoje emprega cerca de 3000 funcionários no Brasil e está, desde 2006, na lista das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná e Rio de Janeiro pelo Great Place to Work Institute.


Serviço:

Programa Jovem Aprendiz Aker Solutions – exclusivo para mulheres

Total de vagas: 20

Informações e inscrições até 29/07 neste link.

9 visualizações0 comentário