Revista Curitiba em Destaque mostra os avanços da cidade




Está disponível, na página do Instituto Municipal e Administração Pública (Imap), a oitava edição da revista Curitiba em Destaque, em formato digital. Com 72 páginas, a primeira edição de 2022 traz os avanços da Prefeitura na área da administração pública ao longo do último ano, e destaca a atuação pioneira do município para a construção de soluções inteligentes na cidade.


A revista desenvolvida pelo Imap é uma vitrine para as práticas inovadoras desenvolvidas pela Prefeitura, e nesta edição contou com a contribuição de mais de 30 servidores na elaboração dos textos. A publicação é dividida em três partes, de acordo com os eixos estratégicos do Plano de Governo: Responsabilidade, Sustentabilidade e Solidariedade.


O presidente do Imap e diretor geral da revista, Alexandre Matschinske, pontua que a Curitiba em Destaque é uma importante ferramenta para a disseminação do conhecimento na área da administração pública.

“A publicação é uma forma de valorizar o trabalho dos nossos servidores e tornar públicas as iniciativas que fazem a administração de Curitiba uma administração sustentável, responsável e solidária”, explica o presidente, que também convidou todos os servidores para compartilharem suas experiências na próxima edição da revista. “O espaço está aberto para todos”, conclui.

Iniciativas pioneiras

As iniciativas da Prefeitura destacadas nesta edição reforçam o caráter inovador da administração pública na capital. Em 2021, Curitiba se consolidou enquanto cidade pioneira ao ser a primeira no Brasil a inaugurar um espaço de educação para a prática agrícola sustentável nas cidades, a Fazenda Urbana.


Outro projeto pioneiro de Curitiba, o Estúdio do Imap foi inaugurado em 2021 e oferece estrutura completa para gravação de cursos, workshops, palestras e transmissões ao vivo. O estúdio conta com camarim e sala de preparação, e pode ser usado por todos os órgãos e entidades municipais para a capacitação de servidores e oferta de cursos em modalidade EaD para toda a comunidade.


O Estúdio Imap também está disponível para locação, e em 2022 já foi locado pelo Sebrae. Prefeituras e instituições interessadas podem procurar o Imap para alugar o estúdio.


O Imap também inaugurou, em 2021, um painel de indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Curitiba, que monitora os projetos da Prefeitura para o cumprimento da Agenda 2030. Desde 2017, Curitiba se comprometeu a implantar os ODS definidos pela ONU, a fim de promover um futuro melhor aos cidadãos curitibanos. E a partir de 2019, a Agenda 2030 faz parte, por lei, das diretrizes da administração municipal.


O painel do Imap funciona como um guia para a administração pública, e permite acompanhar quais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram cumpridos por Curitiba e quais ainda não foram, para que a Prefeitura possa redirecionar investimentos e novos estudos para cumprir com as metas. O painel, além disso, também apresenta as iniciativas voltadas para cada área que a Prefeitura tem tomado.

Além destes projetos, na revista são apresentadas outras iniciativas da Prefeitura, como a Rede de Proteção Animal, o Drive Thru no Zoo e o programa de reinserção social Nova Morada Vida Nova. A publicação também conta com a recomendação de um livro aos servidores e outros temas de interesse.



1 visualização0 comentário