Buscar
  • Pró-Metrópole RMC

PRESIDENTE DA FIEP RECEBE O PRÓ-METRÓPOLE

Atualizado: Fev 29


O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o empresário Carlos Valter Martins Pedro, recebeu nesta quinta-feira (13/02), em sua sede, os presidentes do PRÓ-METRÓPOLE, empresário Hélio Bampi, e da ASSOMEC, o Prefeito de Fazenda Rio Grande Márcio Wozniack.

Hélio Bampi destacou que o PRÓ-METRÓPOLE é um programa apartidário, híbrido institucional público-privado que promove o desenvolvimento econômico integrado da Região Metropolitana de Curitiba e que atualmente passa por uma nova reformulação que descarta a possibilidade do mesmo assumir personalidade jurídica própria, devendo então, integrar-se à estrutura da ASSOMEC, que representa os prefeitos da região metropolitana.

Bampi comentou a importância da estruturação de um grupo técnico dentro da ASSOMEC, para desenvolver projetos subsidiando todos os municípios. Existem disponíveis várias fontes de recursos, porém sua captação se torna muitas vezes inacessível por falta de projetos qualificados para tal. O próximo passo, após a integração, será a formação de consórcios e que a participação da FIEP é importantíssima dentro deste processo, com sua expertise no que tange ao setor econômico.

O Presidente da ASSOMEC, Prefeito Márcio Wozniack, que liderou o processo de integração junto aos prefeitos, reforçou que houve concordância de todos os associados para que o PRÓ-METRÓPOLE configure um foro propositivo transversal ao organograma da associação dando todo suporte através das federações para o desenvolvimento da região metropolitana.

Wozniack citou o exemplo de seu município, Fazenda Rio Grande, que teve o maior crescimento populacional da região e está se organizando para incrementar seus setores produtivos, garantindo a qualidade de vida de sua população e integrando o município a todo território metropolitano com qualidade de infraestrutura e fluidez na mobilidade. O PRÓ-METRÓPOLE é fundamental para alinhar de modo equânime, as políticas de desenvolvimento econômico de todos os municípios metropolitanos.

O Presidente da FIEP, Carlos Valter, citou o exemplo do CODEM, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, que tem papel relevante naquele município, pois possui representatividade por meio de seus setores e está atrelado ao orçamento da prefeitura. A municipalidade garante hoje 2% do orçamento, exclusivamente para ações de desenvolvimento econômico, como exemplo, a criação de um parque industrial. O Conselho tem papel deliberativo, mas as ações de execução são de responsabilidade da prefeitura.

Por fim, o presidente parabenizou e expressou que é totalmente aderente a ideia desta nova configuração, reforçando que a FIEP dará total apoio.

Estavam também presentes, o Coordenador e Relações Institucionais do PRÓ-METRÓPOLE e Assessor de Assuntos Metropolitanos do IPPUC, Marcelo Ferraz César e o Secretário Executivo da ASSOMEC, César Augusto.


0 visualização

Atlas 2018 - Arquivo para visualização

Atlas 2018 - Arquivo para impressão

Contato

41 3250-1447
Rua Bom Jesus, 669 . Cabral . Curitiba . Paraná

​© 2020 Pró-Metrópole. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon