Buscar
  • Luiz Ribeiro

Prefeitura promove a Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+



De terça (19/10) a quinta-feira (21/10), a Prefeitura de Curitiba vai promover atividades pela Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+. Além de falar sobre vagas no mercado de trabalho e como empreender, o evento vai abordar questões relacionadas à promoção da diversidade e a criação de uma cultura inclusiva nas empresas.


Todas as ações serão on-line, gratuitas, e terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FAS (dias 19 e 20/10) e pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão (dia 21/10).


Essa é a primeira vez que a Prefeitura vai promover uma semana da empregabilidade voltada exclusivamente para a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo).


A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos - Políticas para a Diversidade Sexual, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Fundação de Ação Social (FAS) - Trabalho e Secretaria Municipal da Comunicação Social.


Além das lives pelo YouTube, materiais informativos digitais foram criados para serem compartilhados pelas redes sociais da Prefeitura. O folder (acesse aqui o conteúdo) explica os principais elementos para que as empresas tenham uma cultura inclusiva e que respeite a diversidade, como a política interna (um ambiente acolhedor e respeitoso), a estrutura e um canal de comunicação fluida entre o empregador e empregado (a).


Empregabilidade

Entre os temas abordados nas lives estarão como fazer um currículo, como se comportar em uma entrevista profissional, o processo de contratação e permanência de pessoas LGBTI+ em empresas, e como empreender.


O assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes, explica que durante a Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ a Agência Curitiba e a FAS irão apresentar os serviços e programas disponíveis para o público LGBTI+ que pretende entrar no mercado de trabalho ou se atualizar profissionalmente.


“A população LGBTI+ tem dificuldade de acessar e também de permanecer no mercado de trabalho. A Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ se propõe a facilitar o contato entre pessoas e empresas”, afirmou Fernando Ruthes.


O empreendedorismo também terá destaque na programação, com painéis e debates. “O empreendedorismo LGBTI+ tem crescido atualmente e se configura como uma das oportunidades de reverter o cenário de desemprego”, disse Ruthes.


Todas as ações serão gratuitas.

Programação

Transmissão pelo canal do YouTube da FAS

Dia 19 10h às 11h - Criação de e-mail e postura comportamental nas entrevistas

14h às 15h - Acesso digital no mercado de trabalho: como baixar a carteira de trabalho digital e acessar as vagas de emprego no Sine Fácil

Dia 20 10h às 11h - O mercado de trabalho está pronto para te receber? O que podemos fazer para criar um mercado de trabalho inclusivo?

Transmissão pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão

Dia 21 10h às 11h - Painel com Helton Araújo da hamburgueria Hamburgay e Gabriel Castro da padaria O Pão que o Viado Amassou, mediadora Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.


14h às 14h20 - Apresentação do Espaço Empreendedor, com Leticia Justus, coordenadora do Curitiba Empreendedora da Agência Curitiba


14h às 14h40 - Apresentação do Programa Empreendedora Curitibana, com Cibia Gimenez, gestora de Projetos na Agência Curitiba


14h40 às 15h - Apresentação do Programa Bom Negócio, com Daniela Delpuente, coordenadora do Programa Bom Negócio na Agência Curitiba

4 visualizações0 comentário