Buscar
  • Pró-Metrópole RMC

PRÓ-METRÓPOLE VISITA PRESIDENTE DA FECOMÉRCIO/PR


O Vice-Governador do Paraná e Presidente da FECOMÉRCIO/PR, Sr. Darci Piana recebeu os dirigentes do PRÓ-METRÓPOLE nesta tarde de Quinta-feira, 30 de janeiro, no Palácio Iguaçu, onde lhe foram apresentados os próximos passos no processo de integração do PRÓ-METRÓPOLE à ASSOMEC.

O Presidente do PRÓ-METRÓPOLE, Hélio Bampi expôs os objetivos gerais da integração destacando que as instituições empresariais apoiarão a ASSOMEC por meio de um Foro Propositivo, atuando para a promoção do desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios associados à ASSOMEC, melhorando assim a economia e qualidade de vida da população. Este foro irá propor intervenções que sejam capazes de promover o desenvolvimento de forma estruturada e duradoura, diretamente à Assembleia Geral da ASSOMEC, preservando sua soberania.

O Diretor de Operações do SEBRAE/PR, Sr. Júlio Cezar Agostini destacou a importância de um diagnóstico metropolitano e que o SEBRAE/PR já vem desenvolvendo o Mapeamento do Ecossistema de Inovação da Região Metropolitana de Curitiba em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e ASSOMEC. Este mapeamento tem como objetivo avaliar o nível de maturidade e definir os setores prioritários para que possa ser elaborado um Plano de Ação do Ecossistema.

O Diretor de Planejamento da FECOMÉRCIO/PR, Sr. Rodrigo Rosalém lembrou das experiências de sucesso da AMFRI, Associação dos Municípios da Foz do Itajaí que hoje contribui com o suporte técnico e administrativo para o desenvolvimento econômico daquele território. Este modelo vem sendo seguido como referência pela ASSOMEC e PRÓ-METRÓPOLE no intuito de replicar as boas práticas no novo modelo que está sendo construído.

O Coordenador e Relações Institucionais do PRÓ-METRÓPOLE e Assessor de Assuntos Metropolitanos do IPPUC, Sr. Marcelo Ferraz César, lembrou que diversas associações vêm trabalhando com consórcios multifinalitários para soluções coletivas visando atender demandas comuns entre municípios e baratear custos. Através de uma operação consorciada, a área de aplicação dos recursos é a soma da área dos municípios que compõe o consórcio, permitindo assim que municípios que tem mais recursos façam intervenções em municípios que tenham menos recursos, dando um tratamento mais equânime ao território.

Após a exposição, o Vice-Governador e Presidente da FECOMÉRCIO/PR, Sr. Darci Piana, exemplificou os benefícios gerados pelo Consórcio Paraná Saúde que distribui medicamentos aos municípios com valores 40% abaixo da média praticada, resultado da aquisição em grande escala, oportunizando eficiência no atendimento e economicidade aos municípios associados.

Piana destacou também que muitos empreendimentos que desejam instalar suas plantas industriais em solo paranaense encontram dificuldades na escolha do melhor parque industrial para atender a sua necessidade. Ressaltou a importância de um mapeamento que leve em consideração parâmetros técnicos e logísticos que qualifiquem o território como um todo e não apenas atendendo o interesse de uma unidade federativa. Por fim Piana reiterou o apoio da FECOMÉRCIO/PR a nova configuração do PRÓ-METRÓPOLE integrado à ASSOMEC.

A ASSOMEC é presidida pelo Prefeito Márcio Wozniack, de Fazenda Rio Grande, que tem dado apoio irrestrito ao processo de integração e acredita que a ASSOMEC, com o apoio das federações e instituições parceiras terá um novo protagonismo fortalecendo os municípios associados e garantindo o desenvolvimento socioeconômico de toda Região Metropolitana de Curitiba.


0 visualização

Atlas 2018 - Arquivo para visualização

Atlas 2018 - Arquivo para impressão

Contato

41 3250-1447
Rua Bom Jesus, 669 . Cabral . Curitiba . Paraná

​© 2020 Pró-Metrópole. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon