Pró-Metrópole promove Reunião Técnica de Fomento à Piscicultura em Campina Grande do Sul PR



Mais de 70 pessoas de 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba participaram da Reunião Técnica Fomento à Piscicultura, na tarde desta sexta-feira (11/03), na Associação Comercial e Industrial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul – QBCAMP.


O coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole, Leverci Silveira Filho, fez a saudação inicial agradecendo a presença de todos os interessados no cultivo de peixes para consumo próprio, comercialização, que se caracteriza como uma atividade promissora no país.


O prefeito Bihl Zanetti deu as boas vindas aos participantes e destacou a produção da tilapia como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico dos pequenos agricultores e, se profissionalizada, de alavancar a economia do município e do Estado.

A piscicultura em geral e particularmente a tilápia foi tratada de modo especial em razão do crescimento da produção do referido tipo de peixe: foram 188 mil toneladas no ano passado. O número confirmou o Paraná na liderança nacional desse segmento, no qual tem participação de 22%. O levantamento é da Associação Brasileira de Piscicultura, a PeixeBR, que reúne produtores, empresas da cadeia produtiva e entidades de classe, e publica o Anuário PeixeBR.


Além da expressiva participação da comunidade, foram selecionados palestrantes que apresentarem o contexto geral da piscicultura, assim como as diversas possibilidades de empreender com o crescente consumo de peixe.


O zootecnista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, Adriano Machado da Silva, abordou os aspectos técnicos da produção de pescados, com foco na tilápia. Na sequência coordenadora do Agronegócio do SEBRAE, Mabel Guimarães, palestrou acerca do empreendedorismo na produção de peixes como fonte de renda.


Após, o assessor técnico do Sistema FAEP Senar, Alexandre Lobo Blanco, explicou sobre os cursos direcionados à área da piscicultura. O engenheiro de pesca e associado da Coopescados, Javier Machiavello, fez uma explanação sobre o cultivo da tilápia direcionado ao produtor rural, assim como o potencial produtivo e aspetos gerais da produção, comercialização e cooperativismo.


Também estiveram presentes na reunião, Neco Prado da Assomec, Lucas Sehnem, da Secretaria de Agricultura de Campina Grande do Sul e Joao Carlos Rocha, da Secretaria de Abastecimento de Curitiba.

O evento foi realizado com a parceria do Pró-Metrópole, Coopescados, Assomec, Prefeitura de Campina Grande do Sul, Prefeitura de Curitiba, Sebrae, Sistema FAEP Senar, Governo do Estado do Paraná







9 visualizações0 comentário