Pró-Metrópole encerra oficinas de planejamento com municípios do Vale do Ribeira



Entre curvas sinuosas contornadas pela paisagem natural, a comitiva do Pró-Metrópole e da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná (SEPL) percorreram, nesta quinta-feira (04), mais de 80 km de Curitiba a Cerro Azul para o último dia de aplicação de oficinas de desenvolvimento dos municípios que compõem o Vale do Ribeira.


O prefeito Patrik Magari ofereceu aos visitantes o suco industrializado da fruta símbolo do município - ponkan. No espaço do Centro Comunitário Bernardo Von Mueller Berneck, também foi formalizado o termo de adesão do município de Cerro Azul à Agência de Desenvolvimento do Turismo - ADETUR Rotas do Pinhão, na presença do presidente da entidade, Eros Tozetto.


“A importância inicial é econômica, pois o setor do turismo é a forma mais fácil de transferência de renda de um local para o outro. Será uma oportunidade de aproveitar a parte natural intocada e fomentar a experiência no espaço rural, na terra da ponkan”, disse Tozetto.

No decorrer do encontro, foram discutidas as dificuldades e perspectivas nos setores da agricultura, turismo e indústria e comércio. O Secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, explicou as etapas do projeto.

“A atividade é resultado do trabalho realizado em toda Grande Curitiba, através de questionário individual, que foi compilado e entregue à Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná (SEPL) para estudo”, detalhou. “Vamos explorar o melhor de cada região, pensando em integração e desenvolvimento também”, concluiu.

A equipe da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná conduziu as atividades, que ocorreram de forma coletiva. Foram definidas ações prioritárias pelos representantes dos municípios, assim como discussões sobre desafios de governança.


O coordenador de Integração Econômica, Marcelo Antonio Percicotti da Silva, destacou a realização do Programa Paraná Produtivo e a intenção de incluir as demandas no Plano Plurianual do Governo do Estado.


Representando a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), participaram do encontro, Neco Prado e César Augusto Nascimento.


* O Vale do Ribeira é formado por sete municípios - Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.








18 visualizações0 comentário