Pró-Metrópole e Sebrae reúnem agentes de desenvolvimento da RMC





Integração foi a palavra-chave da abertura do 1• Encontro de Agentes de Desenvolvimento, que reúne representantes dos 29 municípios da Grande Curitiba, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/06) em Tijucas do Sul - PR. A ação é promovida pelo Sebrae, com apoio do Pró-Metrópole.


O vice-prefeito de Curitiba e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel destacou importância da Capital para a conexão e fortalecimento entre os municípios.


“Temos a noção que somos a cidade pólo da Região Metropolitana e que  nossos problemas e soluções devem ser pensados em conjunto”, disse Pimentel. “Estamos abrindo as portas do desenvolvimento metropolitano e Curitiba quer participar permanentemente das discussões”, complementou.

Na sequência, o secretário municipal para Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole, Leverci Silveira Filho explicou os eixos de atuação do Programa: Agroalimentar; Integração Metropolitana e Desenvolvimento Empresarial.


Ele também reforçou que, às vezes, os pequenos municípios não compreendem o grande potencial que têm. Para o secretário, há uma interdependência e “todos podem contribuir para essa relação, afinal a sensação de pertencimento à capital é fundamental para o crescimento e desenvolvimento”.


Ele destacou ainda a importância de investir em pessoas para os municípios avançarem.


“Para desenvolvimento do território, é necessário trabalhar o ambiente, cultivar o cenário para que possam surgir novas oportunidades. Isso acontece através de treinamento, capacitação, investido em pessoas”, concluiu.

O gerente da regional Leste do Sebrae, Weliton Perdomo, explicou que a atuação da instituição é dividida em sete áreas e cada uma está em um estágio de maturidade de trabalho.


Ele afirmou que Curitiba é o grande mercado consumidor e lidera as questões econômicas, de capital social. “ O que acontece em Curitiba reflete nos demais municípios”, disse. Justificou a necessidade das ações de desenvolvimento pessoal e de integração em razão da dificuldade de capacitação.

“Às vezes o município faz tudo sozinho , mas quando trabalha em conjunto potencializa o que deseja”, detalhou.

Aprendizado

Os participantes do evento demonstraram as expectativas para os  dois dias de atividades. Já na abertura, os atores do Circo Vox interagiram com os participantes e de forma lúdica, descontraíram a solenidade formal. Também passaram a reflexão de que é importante ter um bom parceiro de negócios. Entre piadas e acrobacias, o casal de palhaços também deixou o recado sobre as situações difíceis e inesperadas que acontecem e a necessidade de saber lidar em diferentes cenários.


O secretário municipal de projetos, desenvolvimento econômico e turismo de Cerro Azul, Alexandre Dantas Brighetti, destacou o forte elo resultante das ações do Pró-Metrópole e a necessidade da conexão com capital em todas as áreas.


“Antes, cada cidade pensava individualmente, cada uma com sua realidade, mas todos somos dependentes de Curitiba e precisamos de apoio mútuo”, afirmou.

A coordenadora da Agência do Trabalhador da Lapa, Antônia Maria de Almeida Carneiro, destacou que, apesar de trabalhar há mais de 33 anos na Prefeitura, procura sempre se envolver para ajudar e aprender.

“O conjunto de experiências é sempre muito bem vindo para integração e crescimento”, declarou.

Também participaram da cerimônia de abertura, o vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira da Rocha; o presidente da Câmara Municipal de Tijucas do Sul, Ricardo Oliveira;  o presidente da ADETUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo – Rotas do Pinhão), Eros Consentino Tozetto.


Foto: Andressa Miretzki




22 visualizações0 comentário