Pró-Metrópole apresenta Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento da RMC em reunião mensal


O presidente do Pró-Metrópole e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conduziu a reunião mensal do comitê gestor, na manhã desta quinta-feira (10). Pela primeira vez em formato híbrido, o encontro ocorreu da Sala Araucária, na sede do Sebrae. Ele fez a saudação inicial e destacou a presença no Prêmio Nacional de Inovação (edição 2021/2022), no qual esteve representando a capital paranaense.


O secretário municipal de desenvolvimento da RMC, Leverci Silveira Filho, explicou com detalhes o levantamento realizado nos 28 municípios vizinhos da capital paranaense. Foram coletadas informações pontuais sobre agricultura, turismo, indústria e comércio. Também foram compilados dados sobre as dificuldades enfrentadas e integração entre as cidades.


“Vamos entregar para quem é de competência para suprirmos as próximas etapas. Esse documento foi compilado em 160 páginas, contendo quatro anexos e distribuídos em sete capítulos”, explicou Leverci.

Ele detalhou ainda a metodologia utilizada e os objetivos, assim como a identificação das limitações e a possibilidade de reforçar as potencialidades dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.


“A intenção é propor que as demandas possam migrar para composição do Plano Plurianual do Governo do Estado”, complementou.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente do Pró-Metrópole, que conduziu a entrega do material aos representantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná. João Gustavo Racca e Marcelo Percicotti destacaram a realização do Programa Paraná Produtivo e a necessidade de cada região estar em contato com os comitês institucionais.


Para eles, as linhas de auxílio que o Governo oferece às vezes são desconhecidas. Por fim, se colocaram à disposição para continuidade e fortalecimento da parceria.


A vice-presidente do comitê territorial Gralha Azul, da Associação Comercial da Lapa, Celia Rocha falou sobre inovação, cultura empreendedora e turismo. Salientou a importância de mostrar para os grupos da sociedade que estão fora do empresariado, a exemplo das mulheres e jovens, que eles podem empreender.


Ela apresentou ainda a iniciativa do Lapa Vale 2022 e o anseio de inserir a inovação dentro de um pequeno município. “Podemos ser um modelo para o Estado e para o Brasil todo futuramente”, disse.

O grupo de Turismo apresentou o calendário de eventos, que inclui a programação Curitiba Destino Turístico Inteligente –Smart City (24 – 25/ março/2022); reuniões dos comitês territoriais (Gralha Azul, RMC e Vale do Ribeira); Festival de Inverno Rotas do Pinhão; Fórum Metropolitano de Turismo.


O representante do grupo de trabalho Agro, Nivaldo Vasconcellos apresentou o panorama de ações em desenvolvimento, como a estruturação de ações dentro dos eixos produção / mercado / consumidor, que serão executadas em dois anos.


A nova Regional de Curitiba do Sebrae foi apresentada pelo Joailson Agostinho, que destacou o desenho da estratégia dividida em Regionais e realização de uma rede de atendimento. “A gente criou a Regional para cuidar da nossa capital”, finalizou.


O cronograma de eventos do comitê, no primeiro semestre, também foi revalidado antes do término da reunião. Março (Reunião Técnica de Piscicultura em Campina Grande do Sul -11/03; Encontro Nacional de Educação Empreendedora – 15 e 16/03; Encontro Metropolitano de Rede de Proteção da Mulher – 17/03; Evento Pró-Exportação APEX / Comesp em Campo Largo – 18/03); Abril (Reunião comitê gestor 06/04; Formação de Líderes Metropolitanos de Desenvolvimento – 28 e 29/04); Maio ( Reunião Comitê gestor; Encontro Metropolitano de Gestores de Esportes – 16/05; Fórum Pró-Metrópole 20/05); junho (Reunião Comitê Pró-Metrópole 01/06; Evento Nacional de Sustentabilidade).


Também participaram do encontro: Cesar Augusto, Celia Regina Rocha, Genesio Siqueira, Luis Roberto Zaia, Juliana Bacila, Marcos Zanetti, Paulo Cesar Naiuak, Nivaldo Vasconcellos, Marcelo Antonio da Silva, Neco Prado, Cibele Uias, Luiz Ribeiro, Patricia Albanez, Gustavo Cejas, Bruno Pessuti, Andreia Vitorio.



27 visualizações0 comentário