Buscar
  • Luiz Ribeiro

Pinhais: Autódromo de Curitiba encerra atividades em dezembro para dar espaço a bairro planejado



O processo de desenvolvimento que tem sido implementado nos últimos 10 anos no município de Pinhais, ganha mais um capítulo. O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), já tem data para fechar as portas para os eventos esportivos: 31/12/2021.


Após esse período, o local será fechado e dará espaço a uma área mista com residências, comércios e áreas de lazer.


A informação foi confirmada a Rádio Bandnews FM pelo empresário Carlos Rodrigues, um dos proprietários do espaço e encabeçará as mudanças a partir de 2022, que alegou prejuízos na atividade atual.


A ideia de encerramento das atividades vem de 2018, quando, segundo o empresário, junto com outros dois sócios ficou decidido pelo encerramento das atividades do centro esportivo e a construção de um bairro planejado.


HISTÓRIA

O autódromo foi fundado em 1967 no então Distrito Administrativo de Pinhais, já que naquela ocasião o município ainda não existia – ele foi emancipado de Piraquara em 1992. Três anos mais tarde, o empresário Juvenal de Oms se tornou sócio do autódromo e investiu R$ 13 milhões em reformas e na modernização do espaço.


Diferente de 2016, quando houve o anúncio da venda e fechamento do local, agora já existe um estudo aprovado pela Prefeitura de Pinhais que mostra possíveis intervenções e mudanças na região onde hoje está o autódromo. Segundo o documento, a proposta – assinada pelo arquiteto Jaime Lerner – é que o local seja dividido em sete setores, voltados aos usos residenciais, comerciais, serviços, institucionais e de lazer.

Conforme o estudo de impacto apresentado à Prefeitura, o local exato onde hoje estão as pistas e canteiros do autódromo darão espaço a áreas verdes e de lazer. Além disso, o empresário responsável pelo novo local informa que a ideia é no futuro receber eventos esportivos das mais diversas modalidades, inclusive automobilísticos.


“A gente tá prevendo a manutenção de grande parte da pista, que vai ser utilizada o mesmo pavimento de hoje. Toda a área das curvas vai se transformar um grande parque público. Não é um condomínio fechado, então toda a parte de áreas verdes do loteamento é doada ao município. A gente está prevendo que a manutenção do traçado é para fazer eventos ali, com corridas, bicicleta, patinete e até mesmo de algum veículo elétrico”, confirmou o empresário.


PREFEITURA VÊ BENEFICIOS PARA OS MORADORES

Em nota, a Prefeitura de Pinhais afirma que o Autódromo é espaço particular, e a decisão de encerrar as atividades é dos proprietários, não tendo a prefeitura gerência sobre isso. A administração municipal afirmou, ainda, que as futuras intervenções no local trarão benefícios aos moradores da região, com destaque para a construção de parques públicos e uma unidade básica de saúde.


Ainda conforme o Município, devem ser implantadas melhorias na divisa com Curitiba com a revitalização de vias já existentes e a extensão de avenidas na ligação com a Capital.


As obras devem iniciar no começo de 2022 e serão divididas em duas etapas: a primeira deve ser concluída em 1 ano e meio e o restante até 2031.







91 visualizações0 comentário