Pessoa com Deficiência: semana tem clipe musical, fórum metropolitano e feira de emprego



O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura preparou eventos, de quarta (1/12) a sexta-feira (3/12), para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. O pré-lançamento de um clipe musical, um fórum metropolitano e a Feira de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência vão marcar a data internacional.


A programação começa nesta quarta-feira (1/12), com o pré-lançamento do clipe musical Sem Reclamar, da cantora e compositora Amanda Lyra. O evento acessível será no Cine Passeio, na sala Valêncio Xavier, que possui piso plano e cadeiras convencionais. Serão três sessões de exibição das duas versões do clipe, com e sem audiodescrição, às 14h, 15h e às 16h.

Amanda Lyra vai participar do pré-lançamento e atender a imprensa. A artista tem atrofia muscular espinhal do tipo 3 e todas as pessoas que aparecem no clipe também têm deficiência. O clipe conta com recurso de Libras, legenda e audiodescrição.

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência apoia o evento de pré-lançamento do clipe Sem Reclamar, gravado e produzido com recurso da Lei Aldir Blanc.

Fórum Metropolitano

Na quinta-feira (2/12), o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover Fórum Metropolitano dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião será on-line, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom. O tema do fórum é Pessoa com Deficiência em Situação de Risco.


O convite de participação foi enviado para as outras 28 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba. Representantes do Ministério Público do Paraná também vão participar.

“Vamos discutir como as cidades têm atendido casos de vulnerabilidade de pessoas com deficiência. A ideia é construirmos redes de atendimento entre as cidades”, explicou a coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda Primo.

Além do departamento, a Prefeitura de Curitiba também vai participar do fórum com representantes das secretarias municipais da Educação e Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS), que compõem a Rede de Atendimento Psicossocial.


Ao longo desta semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) também vai divulgar vídeos nas redes sociais falando sobre pessoas com deficiência. Nesta quarta-feira (1º/12), o CMDPcD vai promover uma live no YouTube com o tema "O protagonismo das pessoas com deficiência". A live será às 10h pelo canal do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Feira da Empregabilidade

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na sexta, terá a Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência, das 9h às 15h, na sede do departamento (Rua Schiller, 159, Cristo Rei).


A feira conta com participação de 15 empresas e também de uma equipe do Sistema Nacional do Emprego (Sine). As vagas são somente para pessoas com deficiência e o atendimento é por ordem de chegada. Haverá senhas para o atendimento do Sine.

Entre as vagas disponíveis estão a de analista de sistemas, analista de telemarketing, auxiliar de limpeza, auxiliar de produção, auxiliar financeiro. Uma equipe da FAS Trabalho também vai participar e fará o cadastro para o programa Aprendiz, além de dar informações sobre o programa Liceu de Ofícios.


A organização da Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência é do Setor de Apoio à Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante toda a feira, as intérpretes da Central de Libras vão ajudar na acessibilidade das informações para os deficientes auditivos.


Serviço: Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência

Data: 3 de dezembro Horário: das 9h às 15h Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei).




7 visualizações0 comentário