Parceria entre Senai e prefeitura vai ofertar cursos de qualificação em Contenda



O Sistema Fiep e a prefeitura de Contenda firmaram uma parceria para ofertar cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional do Senai na cidade. As capacitações têm o objetivo principal de formar trabalhadores para atuar em uma nova unidade da metalúrgica Bosch que está sendo instalada no município, que fica na Região Metropolitana de Curitiba.


A parceria foi debatida em recente encontro no Campus da Indústria, em Curitiba, entre o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e o prefeito de Contenda, Antonio Adamir Digner, mais conhecido como Mostarda. “O Sistema Fiep já presta serviços de capacitação para a Bosch e nos colocamos à disposição para colaborar com os esforços de capacitação também no município de Contenda”, disse Carlos Valter.


Ele acrescentou que, além dos cursos que serão ofertados imediatamente, já existe o planejamento para incluir outras qualificações após o início da operação da nova fábrica da metalúrgica. Já o prefeito afirmou que a parceria para as qualificações é mais uma ação importante nos esforços que a gestão municipal vem fazendo para levar novas indústrias para Contenda. “Temos uma posição geográfica privilegiada, próxima de Curitiba e do Porto de Paranaguá, e tenho como missão atrair mais empresas para o município. Para isso, ofertar qualificação profissional é muito importante”, explicou.


Do encontro no Campus da Indústria, participaram ainda o secretário de Governo de Contenda, Emanoel de Souza e Silva, e o diretor de Indústria e Comércio do município, Pedro César Rychuv Santos, além da Gerente de Educação Profissional do Senai na Região Metropolitana de Curitiba, Stephanie Freires Bastos, e a gerente de Relações Governamentais da Fiep, Letícia Rezende.


Sobre os cursos O convênio prevê cursos de qualificação em Auxiliar de Mecânica Industrial e em Soldagem, cada um com 160 horas de aulas. Além disso, estão previstas turmas de aperfeiçoamento em Mecânica Industrial, com 20 horas de duração, e em Informática Básica, com total de 60 horas.


As aulas teóricas serão ministradas em espaços cedidos pela prefeitura, enquanto as práticas serão feitas em laboratórios que o Senai deslocará até o município. A exceção é a qualificação em Soldagem, em que as aulas práticas acontecerão na unidade da Bosch na Lapa, cidade vizinha, com transporte gratuito disponibilizado para os alunos.

4 visualizações0 comentário