No MIT, Curitiba mostra o que a torna referência na inovação



A comitiva de Curitiba que foi ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, nos Estados Unidos - referência em aprendizagem criativa no mundo - mostrou o que torna a capital do Paraná referência quando o assunto é colocar as mãos na massa em sala de aula.


O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participaram na semana passada de uma visita técnica ao MIT Media Lab. A programação incluiu visitas a escolas, aos espaços do MIT Media Lab, incluindo o Maker Space, rodas de discussão e reflexões sobre políticas públicas.


A rede municipal de ensino apresentou suas ações nessa área, como os Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis, projeto Mãos na Massa de economia doméstica, robótica, entre outras.

Para o vice-prefeito, a viagem foi uma grande oportunidade. “Educação em Curitiba é prioridade e mostrar nossas ações foi um privilégio”, disse Eduardo.

“Lá aprendemos muito, mas Curitiba foi também um exemplo. Fomos aprender, sim, pois eles são o berço de inovação do mundo, mas eles também quiseram aprender conosco, isso foi emocionante”, comentou Maria Sílvia.


O conceito de aprendizagem criativa é aplicado de forma consistente na rede desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e diversas atividades em salas de aula, relacionadas aos componentes curriculares.


O movimento maker, o faça você mesmo, fortalece competências em informação, mídia, tecnologia, e nasceu nos centros de tecnologias do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e no MIT.

Em 2018, o projeto Faróis do Saber e Inovação ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e MIT Media Lab.

Desde 2017, a capital do Paraná iniciou a adaptação dos Faróis do Saber para abrigar oficinas maker. Hoje, Curitiba tem 32 faróis no modelo inovação, mais o Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, na sede da Secretaria da Educação.


E, desde o início deste ano, estão sendo entregues os Faróis Móveis, que são uma extensão dos Faróis de Inovação para as crianças da Educação Infantil.


Prefeitura de Curitiba


9 visualizações0 comentário