Natal teve crescimento real de vendas de 3,28%, segundo a ACP



As vendas no período de Natal este ano tiveram um crescimento real de 3,28% (descontada a inflação) em relação a 2020, de acordo com dados da Associação Comercial do Paraná, abaixo da expectativa manifestada pelos comerciantes em sondagem realizada no início de dezembro, quando disseram esperar crescimento de 5%. O cálculo do volume de vendas para o Natal é baseado em amostra das consultas realizadas pelo varejo no banco de dados da Boa Vista SCPC.


Já a sondagem do Instituto Data Veritas feita para a ACP indicou que 40% dos consultados consideraram como bom o resultado das vendas, enquanto 32% consideram regular, 19% ótimo, 5,5% ruim e 3,5 péssimo. A maior parte dos comerciantes passou o período de Natal sem contratar temporários: 58% contra 42% que contrataram. Do total, 72% ampliaram o horário de funcionamento.


A pesquisa também apontou que, na média, os empresários estão cautelosos quando ao desempenho da economia nos próximos meses: 52,5% estão esperançosos, 26,5% preocupados, 16,5% aguardando o cenário e 4,5% desanimados.


5 visualizações0 comentário