Buscar
  • Pró-Metrópole RMC

MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA GRANDE CTBA GARANTIRÁ DESENV. ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DA RMC


A Agência Curitiba de Desenvolvimento, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) assinaram, nesta quinta-feira (24/10), um termo de cooperação para o mapeamento do Ecossistema de Inovação da Grande Curitiba.

Durante o evento, houve também uma homenagem ao Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por seus esforços para fortalecer a integração dos municípios da região através do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PRÓ-METRÓPOLE).

Greca destacou que o levantamento é fundamental para o crescimento sustentável da região, pois mostrará a diversidade do ecossistema de inovação, formado pelo poder público, universidades, startups, empresas, entidades de fomento, empreendedores e setor criativo.

“Estamos em um momento de escalabilidade das iniciativas de apoio à inovação. E esse estudo vai ajudar bastante nesse processo de tomada de decisão. Com o levantamento, nasce o Ecossistema Metropolitano de Inovação”, frisou Greca.

O prefeito avalia também que, com o ecossistema mapeado, será possível levar as ações do Vale do Pinhão para todos os municípios da Grande Curitiba. “Curitiba já consolidou, com esse movimento da Prefeitura e do ecossistema da capital, a educação empreendedora, o incentivo à implantação de tecnologia, a reurbanização focada na economia criativa, o fomento a startups e empresas de tecnologia e integração e articulação do ecossistema. Agora é hora de expandirmos para toda a região”, observou ele.

Greca anunciou ainda que já determinou à Agência Curitiba um estudo para que os programas de empreendedorismo da capital, como o Bom Negócio e o Curitiba Empreendedora, sejam estendidos para os 28 municípios da Região Metropolitana. Pela web seriam oferecidos cursos de formação à distância. Em cada cidade, as prefeituras criariam salas de aula presencial.

“Está nascendo um promissor programa de formação profissional para jovens da região metropolitana ingressarem na economia disruptiva”, justificou Greca.

O Presidente da ASSOMEC e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, comemorou a assinatura do termo de cooperação que irá mapear do ecossistema de inovação da Grande Curitiba. “Poderemos saber, com este levantamento, as reais necessidades das empresas nas áreas de mão de obra e de fornecedores, além de possíveis parcerias”, salientou ele.

O Diretor de Operações do SEBRAE-PR, Júlio Cesar Agostini, explicou que o mapeamento será custeado pela instituição e o relatório final deve ser entregue em fevereiro de 2020. “Para o SEBRAE é muito importante termos este raio X do ecossistema de inovação, pois saberemos as oportunidades existentes hoje, tanto de empregos como de novos negócios. Sabemos, por exemplo, que só na Grande Curitiba são 380 startups, mas o ecossistema é muito maior”, observou ele.

O Diretor Jurídico da Agência Curitiba, Frederico Lacerda, salientou ainda que com o mapeamento será possível avaliar o nível de maturidade do ecossistema de inovação e definir os setores prioritários para que possa ser elaborado um Plano de Ação do Ecossistema. “Serão propostos três projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de toda a Grande Curitiba”, destacou ele.

Após a assinatura do termo de cooperação para o mapeamento do Ecossistema de Inovação da Grande Curitiba, a ASSOMEC prestou uma homenagem ao prefeito de Curitiba. Além de uma placa de agradecimento pelo incentivo à integração da Região Metropolitana, Greca recebeu um chocolate em formato de pinhão criado pela confeiteira Rose Petenucci.

“Primeiro presidente do Comitê Gestor do PRÓ-METRÓPOLE, Greca vem mobilizando toda a região para a criação do Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba”, justificou o presidente da ASSOMEC, Márcio Wozniack.

“Recebo com muita emoção e humildade esta homenagem. Me vem à mente uma frase do economista americano Alvin Toffler de que as pessoas vão morar em chácaras, como as da Grande Curitiba, e trabalhar em casa. Este futuro já não está mais tão distante. Viva a Grande Curitiba e o Ecossistema Metropolitano de Inovação”, concluiu Greca.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o Presidente do Comitê Gestor do PRÓ-METRÓPOLE e Vice-presidente da FIEP, Hélio Bampi; Beti Pavin, prefeita de Colombo e vice-presidente do PRÓ-METRÓPOLE; Marcelo Ferraz César, Coordenador e Relações Institucionais do PRÓ-METRÓPOLE e Assessor de Assuntos Metropolitanos do IPPUC; e os prefeitos Alcides Bassete (Adrianópolis), Luciane Teixeira (Agudos do Sul), Luiz Cláudio Costa (Balsa Nova), Marcelo Puppi (Campo Largo), Carlos Stabach (Contenda), Hélio Guimarães (Itaperuçu), Luis Antônio Biscaia (Mandirituba), Marli Paulino (Pinhais), Angelo Andreatta (Quatro Barras), Maria Julia Wojcik (Quitandinha) e Antônio Cesar Matucheski (Tijucas do Sul).

0 visualização

Atlas 2018 - Arquivo para visualização

Atlas 2018 - Arquivo para impressão

Contato

41 3250-1447
Rua Bom Jesus, 669 . Cabral . Curitiba . Paraná

​© 2020 Pró-Metrópole. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon