Escola de Segurança Alimentar tem curso sobre aproveitamento integral na próxima semana



A Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, espaço da Prefeitura vinculado ao Mesa Solidária, promove entre os dias 19 e 22 de julho o curso gratuito “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Durante a capacitação, a comunidade irá aprender como transformar folhas, cascas, talos, polpas, sementes e até a parte branca de algumas frutas em deliciosas e nutritivas receitas.

“É um curso para inspirar os curitibanos a aproveitar 100% de um alimento, promovendo o enriquecimento nutricional da refeição e a própria economia doméstica, já que se reduz gastos com outros ingredientes”, convida Morgiana Maria Kormann, coordenadora das escolas de segurança alimentar do município e do Mesa Solidária.

São 20 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas, a partir deste sábado (16/7) até segunda-feira (18/7), no portal da Prefeitura, na área das escolas (clique aqui).

O curso é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), as escolas de segurança alimentar do Mesa Solidária oferecem cursos gratuitos desde 2021. Além da unidade Patrícia Casillo, sob o viaduto do Capanema, também há a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana.


Exemplos

Quem adota o aproveitamento integral de alimentos pode transformar raízes da beterraba em sucos, saladas, pães, doces e outros. As partes brancas do maracujá, melancia e melão, por outro lado, podem ser utilizadas no preparo de doces em pasta, cristalizados, refogados, flans, docinhos e purês. Já os talos e as folhas de couve-flor, brócolis, couve, nabo e outros podem ser aproveitados no preparo de caldos, farofas, bolos salgados, pães, patês e também nas saladas.


Além disso, cascas de banana também podem ser usadas no preparo de farofas, bolos, doces em pasta, docinhos e lasanhas. Os resíduos de cenoura, por outro lado, podem ser utilizados em sucos também podem ser utilizados em bolos, tortas, sopas e até no molho vermelho para massas.


Serviço:

Curso “Aproveitamento Integral de Alimentos”

Data: de 19 a 22 de julho

Horários: 13h às 17h

Local: Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, Avenida Dr. Dário Lopes dos Santos, 822, Jardim Botânico (sob o Viaduto do Capanema).

Saiba mais sobre as Escolas de Segurança Alimentar do Mesa Solidária no portal da Prefeitura.

Texto: PMC

3 visualizações0 comentário