Encontro Metropolitano de Educação e Desenvolvimento reúne gestores de toda RMC




Na manhã desta quinta-feira (24), o Pró-Metrópole, a Prefeitura de Curitiba e o Sebrae realizaram o Encontro Metropolitano de Educação e Desenvolvimento, no Parque dos Tropeiros - Universidade Livre do Professor, em Curitiba.


Os convidados, oriundos das repartições que atendem a Educação em diversos municípios, foram recepcionados com um café da manhã e na sequencia tomaram os respectivos lugares para início do evento. O cerimonial foi conduzido pelo diretor da Secretaria de Desenvolvimento da RMC, Luiz Ribeiro.


O coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole e Secretário Municipal de Desenvolvimento da RMC, Leverci Silveira Filho, fez a saudação inicial e destacou que boas experiências na educação empreendedora “devem ser replicados para mudança da realidade”.


"Vocês têm uma força muito grande e o tesouro nas mãos, que é a educação, o futuro do nosso país", acrescentou.

O presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, explicou que o programa é uma ação conjunta de parceiros, para junção de boas ideias, incluindo a educação.

“Que tenhamos um conjunto de uma educação empreendedora, com muito cuidado com nossas crianças”, destacou.

O vice-presidente do Pró-Metrópole e diretor superintendente Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, trouxe a importância da educação formal e informal para “preparar as pessoas para a vida”. Ele disse ainda que quando se trata de riqueza, entende-se que são necessárias pessoas preparadas para que haja o desenvolvimento.


“Quando falamos em educação empreendedora, falamos em colocar valores nas pessoas para despertar atitudes e desenvolvimento de ideias”, finalizou.

A secretária municipal de Educação do município de Curitiba, Maria Silvia Bacila, iniciou o momento de fala salientando a necessidade de “buscar nas diferenças (de tamanho, localização das cidades), a unidade na educação”. Sobre a educação empreendedora ela alertou que a educação não está à venda, mas com foco em desenvolver capacidades empreendedoras na educação.


O secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba - Assomec, Neco, relembrou o período difícil para todos em razão das decisões e decretos que foram publicados por conta da pandemia e os debates para alinhá-los em toda RMC. Disse ainda que a integração efetiva deve ocorrer em todas as áreas. “Em muitas coisas precisamos evoluir e entre elas está a educação”, reforçou.


A programação do encontro foi diversificada no que se refere a educação e desenvolvimento das cidades:


Ações de tecnologia e inovação na SME de Curitiba para a formação empreendedora de crianças e adolescentes: o futuro começa agora. - Estela Endlich


Boas práticas: ações geradoras de impactos qualitativos no ensino da rede municipal de Campo Largo - Adriane Carneiro Ferreira,


Educação empreendedora / JEPP Juliana Bacila


Linhas do conhecimento – Tais Wojciechowski Santos

Educação urbana: desenvolvendo pessoas para cidades inteligentes - Êrica Elisa Nickel.

Cidades Educadoras - Nelson Bucker



Metaverso da educação - uso da tecnologia realidade virtual e aumentada na educação, mais inteligência artificial –Terrabuio Junior


Educação empreendedora: 5 motivos para começar hoje mesmo! - Ana Gabriela Simões





28 visualizações0 comentário