Encontro da RMC discute ações sobre meio ambiente



Um conjunto de iniciativas para estimular a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico permeou as palestras realizadas no 1º Encontro Metropolitano de Gestores do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (30). A ação foi promovida pelo Pró-Metrópole, pela Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e IEP – Instituto de Engenharia do Paraná.


O presidente do Pró-Metrópole e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou as atribuições do Programa e do esforço para aproximar os municípios vizinhos entre si e também da capital, especialmente no que se refere ao meio ambiente. Ele citou o projeto específico que trata da despoluição do Rio Iguaçu, na RMC, desde a nascente.


“O projeto leva o nome de ‘Reserva Hídrica do Futuro’ e receberá ações para melhorar a segurança hídrica da região, portanto, precisará da cooperação de todos os municípios. Aqui em Curitiba estamos cuidando de todas as cavas da região sul, para que toda reserva legal seja respeitada”, disse Pimentel.

O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, destacou a grande adesão ao evento, que foi realizado no formato híbrido, e reforçou a importância da discussão sobre o meio ambiente em conjunto.

“Os danos ao meio ambiente não têm fronteiras, então a ação coletiva deve ser pensada e as políticas públicas realizadas de forma harmônica”, pontuou.

O presidente da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos foi um dos palestrantes e relacionou a temática do encontro com o trabalho integrado na RMC.


“O aspecto ambiental é um dos mais ameaçados no contexto metropolitano e, por isso, carece de maior atenção, debates e ações do poder público, sempre trazendo inovações sociais, tecnológicas e políticas, para auxiliar neste processo. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI, será um grande trabalho, desenvolvido em conjunto com todos os órgãos e entes da região metropolitana, e que irá oportunizar este debate”.

Ao longo do dia, representantes da área de diversos municípios da Grande Curitiba acompanharam as apresentações que trataram de logística reversa, projetos de energia solar, resíduos da construção civil, parques urbanos, educação ambiental, entre outros.


Participaram do encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; o pró-reitor da PUC de Missão, Identidade e Extensão, professor doutor Fabiano Incerti; representantes da Assomec, Neco Prado e Cesar Augusto Nascimento; presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, e gestores dos municípios da Grande Curitiba.



11 visualizações0 comentário