Buscar
  • Luiz Ribeiro

"Diálogos Metropolitanos de Prefeitos" em São José dos Pinhais: integração é a palavra do momento



O terceiro encontro dos “Diálogos Metropolitanos de Prefeitos”, promovido pelo Pró-Metrópole, Sebrae/PR e Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, foi realizado no auditório do Sesc/Senac, no bairro Águas Belas, em São José dos Pinhais.


O presidente do Pró-Metrópole e vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, o vice-presidente e diretor superintendente do Sebrae/PR Vitor Tioqueta e a prefeita Nina Singer, recepcionaram os prefeitos dos municípios que integram Núcleo Territorial Central, composto pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.


Nina Singer, ao dar as boas vindas aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, destacou a importância da integração, da troca de informações entre os prefeitos e demais gestores municipais e da busca em conjunto por recursos para toda a região.


O presidente do Pró-Metrópole Eduardo Pimentel agradeceu a presença dos prefeitos e ressaltou que “não há mais espaço para ações isoladas. É preciso sim respeitar as características de cada município, mas são as ações tomadas pensando no ‘vizinho’ como cliente ou fornecedor, que irão determinar o sucesso, afirmou.


O diretor superintendente do Sebrae/Pr, Vitor Tioqueta também destacou a importância das ações regionais e não apenas ações individuais, e em seguida as palestrantes Juliana Bacilla e Juliana Schvenger falaram sobre educação empreendedora e compras públicas.


A “inovação, engenharia e desenvolvimento social” foi o tema do palestrante Gilmar Lima, e em seguida Alex Fernandes, que há mais de dez anos atua na área do desenvolvimento pessoal, falou sobre “liderança de projetos na área pública”.


A consultora Suelen Motta foi a última palestrante do evento com uma apresentação sobre a “gestão como meio de transformação”.


Ao encerrar o encontro, o secretário de desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole Leverci Silveira Filho, fez uma avaliação dos três encontros:


“Fizemos o primeiro encontro de prefeitos na Lapa, em seguida em Rio Branco do Sul e agora encerramos aqui em São José dos Pinhais. Não tenho a menor dúvida que o prefeito Rafael Greca e o Eduardo Pimentel estão no caminho correto, com a busca pela integração entre os municípios da Região Metropolitana. São 29 municípios com um potencial gigante. Precisamos reforçar e integrar cada vez mais as ações e as decisões”, disse o secretário.






6 visualizações0 comentário