Design urbano de Curitiba é apresentado em conferência da Unesco



Nesta sexta-feira (22/7), a diretora de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Liana Vallicelli, apresentou referências do design urbano de Curitiba no encerramento da XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, realizada durante a semana na cidade de Santos, no litoral paulista.

Para Liana, a identidade visual de Curitiba é a resposta de um planejamento urbano executado com constância, visão e foco na qualidade de vida dos cidadãos.

"A importância do design urbano está nos eixos estruturantes de crescimento da cidade, nos Faróis da Inovação, no Cine Passeio, na curvatura do vidro das estações-tubo, nos domus roxos da Rua XV de Novembro, na Rosácea de Pinhões de Lange de Morretes, desenhada com pedras portuguesas nos calçadões da cidade, entre outros símbolos tão marcantes”, ressalta Liana.

Curitiba, a primeira cidade brasileira a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, reconhecida como cidade do design desde 2014, também foi destacada no evento com palestras do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Guilherme Zuchetti, que tratou de Cidades Educadoras e Economia Circular. E ainda a apresentação das ações da Fundação Cultural de Curitiba feita pelo coordenador de Programação Visual da FCC, Aulio Zambenedetti.


Estande curitibano

Durante os dias do evento, representantes de cerca de 90 países circularam entre os estandes, contabilizando quase 300 cidades representadas pelas delegações.

Curitiba contou com um estande próprio no evento. No espaço destinado à capital paranaense, uma exposição enalteceu peças de design de empresas locais, como móveis produzidos pela empresa Boulle, de Santa Felicidade, e a capa para próteses de perna produzida pela Furf Design, na área de acessibilidade e inclusão.

No estande estiveram em destaque imagens dos projetos curitibanos de referência, entre eles a Fazenda Urbana, o Rosto da Cidade e a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.

Texto: Prefeitura de Curitiba




0 visualização0 comentário