Curitiba e Porto Alegre discutem inovação e desafios do transporte urbano



O prefeito Rafael Greca recebeu, no Palácio 29 de Março, nesta quinta-feira (13/01), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para discutir os desafios na área de transporte público urbano e inovação.


As duas cidades sediarão, em 2022, importantes eventos ligados à área de inovação. Nos dias 24 e 25 de março, Curitiba recebe o Smart City Expo, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo. Porto Alegre, entre 29 e 31 de março, terá a Feira de Inovação South Summit, que vai reunir startups, grandes empresas e fundos de investimentos. O prefeito de Porto Alegre entregou o convite do evento ao prefeito Rafael Greca.


Transporte coletivo

Durante a visita, os dois prefeitos também trocaram experiências na área do transporte público, que enfrenta uma crise sem precedentes em todo o País, com queda no movimento de passageiros por conta da pandemia e aumento dos custos, principalmente do diesel.

“A questão do transporte coletivo urbano é grave e pede ação do governo federal, dos governos estaduais, porque as cidades não pertencem só aos municípios. E nós vemos com muita apreensão as dificuldades do setor, principalmente da alta do diesel e a explosão dos custos”, disse o prefeito Rafael Greca.

“Vivemos a era das cidades, com muitos desafios, principalmente no transporte urbano. E vamos levar daqui boas experiências porque Curitiba é um belo exemplo de gestão pública”, acrescentou Mello.


Segundo os dois prefeitos, as soluções urbanas passam, cada vez mais, pela inovação. “Não podemos conceber o bom funcionamento das grandes cidades sem a inovação, para gerar negócios e trazer melhorias para a população. Inclusive no transporte urbano, com mais opções de mobilidade”, finalizou Greca.


Presenças

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário de governo e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, a procuradora geral do município, Vanessa Volpi, o secretário chefe de gabinete, Francisco Assis e a secretária municipal de comunicação, Cinthia Genguini. Da prefeitura de Porto Alegre, participaram do encontro também: o procurador geral do município, Roberto Rocha, o assessor José Moura e o assessor de comunicação Bruno Bertuzzi.



7 visualizações0 comentário