Curitiba conquista série de reconhecimentos e prêmios em 2021



Desde 2017, Curitiba tem promovido uma série de ações para recuperar seu DNA inovador e ser referência em cidade inteligente no Brasil e no mundo. A maioria dos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais conquistados em 2021 demonstra que a capital está no caminho certo ao unir todo o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão para desenvolver soluções em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente.

Em 2021, Curitiba recebeu os títulos de Cidade Mais Inteligente da América Latina (Latam Smart City Award), a Mais Empreendedora do País (Ranking Connected Cities), uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo (Top 7 ICF 2021) e seu Plano de Retomada Econômica foi eleito um dos seis mais inovadores do mundo (World Smart City Awards).

Ações como o E-cidadão (base de login único para a população acessar os serviços on-line), os aplicativos Saúde Já, Curitiba APP, 156 e Nota Curitibana e o decreto que modernizou as leis para a chegada da tecnologia 5G foram reconhecidos.

Curitiba levou o título de capital brasileira mais eficiente e com a melhor gestão pública pelo Prêmio Cidades Excelentes, além de passar do quinto para o quarto lugar no ranking Cidades Amigas da Internet 2021.


Referência em urbanização, meio ambiente, saúde, educação e ação social, foi escolhida, pelo quinto ano consecutivo, a capital mais saneada do Brasil, no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A cidade ainda foi a capital brasileira melhor classificada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). Inédito no país, o trabalho foi desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os ODS em seus países-membros.


Já o governo federal, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) premiaram Curitiba com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2021 e o Sistema Fiep com os selos ODS 2021 por iniciativas como Leia+, Fala Curitibinha/Fala Curitibano, Primeiro Emprego (PPE) e Inclusão Digital – Curso de Smartphone para Idosos.

Além disso, nove trabalhos do SUS Curitibano venceram a 6ª edição do Prêmio Inova Saúde 2021.


As principais conquistas de Curitiba em 2021

Cidades inteligentes/inovação/empreendedorismo

  • O Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação, garantiu a Curitiba o prêmio Latam Smart City Awards 2021, na categoria Ciudad Latam, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes.

  • Capital brasileira mais eficiente e com a melhor gestão pública pelo Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

  • Prêmios Design for a Better World Award (DFBW Award) do Centro Brasil Design (CBD) pela Fazenda Urbana e Vale do Pinhão.

  • Uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF) em 2021, ranking também formado por Binh Duong Smart City (Vietnã), Langley Township (Canadá), Mississauga (Canadá), Moscou (Rússia), Townsville (Austrália) e Winnipeg (Canadá). Desde 2018, a capital já figura no ranking na etapa que aponta as 21 comunidades mais inteligentes pelo ICF.

  • Primeira cidade do país a ter seu sistema eletrônico de compras homologado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

  • Curitiba subiu do quinto para o quarto lugar no ranking Cidades Amigas da Internet 2021 feito pela Teleco, pela Conexis Brasil Digital e Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

  • 2ª posição nacional no Startup Ecosystem Index Report 2021, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para empresas de base tecnológica.

  • Pelo terceiro ano consecutivo, primeiro lugar na categoria Urbanismo do Ranking Connect Smarted Cities 2021, devido à atualização do zoneamento.

  • Com iniciativas como o Vale do Pinhão, Fundo de Aval e o Programa de Retomada Econômica, Curitiba foi eleita a cidade mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking Connect Smarted Cities 2021. O ranking é o maior estudo de cidades no Brasil.

  • O Plano de Retomada Econômica de Curitiba foi escolhido como um dos seis projetos mais inovadores do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, maior premiação internacional para cidades inteligentes. A capital foi finalista ao lado de Londres (Reino Unido), Manizales (Colômbia), Santiago (Chile), Toronto (Canadá) e Wuhan (China).

  • O Fab Lab Cajuru, laboratório de prototipagem da Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, garantiu a Curitiba o Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude 2021 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

  • Por ser a capital com maior número de atividades incluídas na lei de liberdade econômica, Curitiba conquistou em 2021 o primeiro lugar do Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério de Economia.

Meio ambiente/sustentabilidade

  • Capital brasileira melhor classificada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).

  • Pelo quinto ano consecutivo, capital mais saneada do país, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Única capital na categoria rumo à universalização dentro do estudo.

  • Selo Amigo da Fauna 2021, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, pelo trabalho do Centro de Apoio à Fauna Silvestre.

  • Prêmio geral Cidade Amiga dos Animais 2021 e também nas categorias Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e Prevenção e atendimento a maus-tratos. É a segunda edição do prêmio da World Animal Protection.

Saúde

  • Nove trabalhos do SUS de Curitiba venceram a 6ª edição do Prêmio Inova Saúde. Os trabalhos foram apresentados durante a 7ª Mostra Paranaense de Pesquisa e Relatos de Experiência em Saúde.

  • A secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak, recebeu o Prêmio Anna Nery, do Conselho Federal de Enfermagem, em reconhecimento ao trabalho da enfermeira e secretária municipal.

Esporte

  • Ronan Cordeiro, atleta do paratriathlon beneficiado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, conquistou a medalha de bronze na categoria PTS5 da 2021 World Triathlon Para Cup A Coruna.

  • Bárbara Domingos, beneficiada pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, conquistou a medalha de prata no individual geral do Pan-Americano de Ginástica Rítmica 2021, no Rio de Janeiro (RJ).

  • Mariane Moreira Santos conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu NoGi 2021 (sem kimono), no Rio de Janeiro (RJ). Lutadora é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.

  • Sete medalhas (5 ouros, 1 prata e 1 bronze) no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos 2021, em Buenos Aires (Argentina). Os jovens são beneficiários do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

Educação

  • Com os programas Leia+ e o Fala Curitibinha/Fala Curitibano da Secretaria Municipal de Educação, Curitiba recebeu o selo ODS 2021, premiação Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) organizada pelo Sistema Fiep.

Inclusão/ação social

  • Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2021 do governo federal. A cidade foi uma das duas capitais e uma das 65 instituições selecionadas para receber o selo, parceria com a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

  • Os cursos gratuitos de formação para o Primeiro Emprego (PPE) e o de Inclusão Digital – Curso de Smartphone para Idosos da Fundação de Ação Social (FAS) garantiram também a Curitiba o selo ODS 2021 do Sistema Fiep.



5 visualizações0 comentário