Pró-Metrópole participa de encontro sobre Inovação & Tecnologia em compras públicas


O Pró-Metrópole participou do encontro Fomenta PR – Inovação & Tecnologia em compras públicas e licitações, nesta quarta-feira (06), em Curitiba. O vice-prefeito e presidente do Programa, Eduardo Pimentel, destacou a importância da conexão entre a capital e Região Metropolitana e da “parceria permanente” com o Sebrae.

“É uma reunião de bons amigos com boas ideias”, resumiu em tom descontraído.

Ele também parabenizou a iniciativa do evento que orienta sobre o processo de vendas ao poder público.


Pimentel lembrou ainda da implementação do programa Recupere, realizado pelo Sebrae, estruturado a partir das principais dificuldades dos empreendedores e com foco na preparação das empresas para a retomada econômica pós-pandemia.


Na sequência, o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho apresentou casos atuais e orientações ao público, formado por empreendedores e empresários. Ele ressaltou a relação mercado x fornecedores x gestores públicos. Para o secretário, um território unido tem mais potencial, “com possibilidades produtivas incríveis”.


Ele falou sobre a conduta dos empreendedores e das diversas estratégias para avançar.

Leverci contextualizou a estratégia dos predadores, no caso o comportamento de uma onça:


“Com essa postura, tem que correr, vai cansar, correr riscos, começar de novo, mas vai atrás do resultado”.

Outra estratégia exposta foi a teia de aranha.

“Ficar aguardando pode ser outra alternativa, mas o resultado demora um pouco mais, afinal é um teste de paciência”, explicou.

Ao final, ele disse que a melhor estratégia é aquela em que se forma o “melhor cenário”. Para isso, ele alertou sobre a ampliação dos canais de comercialização e investimento em qualificação.


Fomenta/ PR tem o objetivo de promover e fomentar a inovação e a tecnologia em compras públicas e licitações. Buscamos trazer a nova Lei de Licitação, vendas para os Municípios e pregão Eletrônico, com o intuito de atender empresários e gestores públicos do Estado do Paraná.


Foto: Andressa Miretzki.



22 visualizações0 comentário