Buscar
  • Luiz Ribeiro

Como a Inovação Aplicada aos Negócios pode Gerar Resultados - Gabriela Andrade

Atualizado: Set 17



Criar um ambiente de inovação é crucial para que uma empresa seja capaz de otimizar seus processos, trazer novos (e melhores) produtos e serviços ao mercado, aumentar sua eficiência e, o mais importante, aumentar sua lucratividade.


Os mercados (locais, regionais, nacionais ou globais) estão se tornando altamente competitivos. A concorrência aumentou devido ao acesso mais amplo às novas tecnologias e do aumento das oportunidades de comércio e compartilhamento de conhecimento oferecidas pela Internet.


Inovação, um diferencial no mercado competitivo

Inovação é fazer algo radicalmente simples, voltado ao cliente. As empresas que experimentam um crescimento massivo e transformam setores e sociedades são aquelas que produzem soluções que resolvem os problemas dos seus clientes.

Essas empresas buscam gerar nova demanda ou expandir seus mercados, ao invés de lutar contra a concorrência por uma participação de mercado existente. Seus produtos são magnéticos e as pessoas não param de falar sobre eles, pois capturam sua imaginação e fornecem inspiração.


A diferença está no foco. Esses empreendimentos não tentam apenas melhorar gradualmente um produto existente (como um smartphone com mais megapixels); eles não apenas ouvem seus consumidores e adicionam os recursos que eles pedem, essas empresas inspiram e surpreendem seus clientes, dando-lhes mais do que sonharam ser possível.


Esses negócios não competem com outros, mas se concentram em fazer tudo com excelência. Na verdade, eles vão além de melhorar um produto e se concentram em melhorar o futuro, transformando seus setores. É o caso da Apple com o iPod e o iTunes, que transformou a indústria da música e inúmeras outras empresas que impactam o nosso dia a dia.


Inovação e a mudança de mentalidade

Tudo começa com uma mentalidade de inovação, um pensamento que leva a querer encontrar soluções significativas que impactem o mundo, em vez de apenas ganhar dinheiro vendendo gadgets.


Por exemplo, quando os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, começaram a trabalhar em seu mecanismo de busca, eles disseram a si mesmos que seu produto mudaria o mundo. E eles fizeram. O mundo não seria o que é hoje sem o legado do Google, não é mesmo?


Um empreendedor com mentalidade inovadora criará soluções muito melhores para todos os processos do seu negócio (marketing, vendas, gestão) e não apenas na definição do produto ou na visão da empresa.


Outro bom exemplo é o Airbnb, com sua cultura de inovação no setor de viagens. Os fundadores criaram um site inovador e um modelo de negócio totalmente diferenciado. E essa visão de ser diferente e causar impacto fez com que a plataforma se tornasse referência no mercado. Essa mentalidade não é resultado de sorte ou inspiração. Requer o uso de métodos criativos para geração de ideias.


Leia mais em https://www.sebraepr.com.br/comoainovacaopodegerarresultados/


11 visualizações0 comentário