Buscar
  • Pró-Metrópole RMC

Com o PRÓ-METRÓPOLE Curitiba vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor



Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (22/4), o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que está na décima edição e reconhece as boas práticas dos gestores públicos em favor dos pequenos negócios e do empreendedorismo. O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, recebeu o prêmio na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o PRÓ-METRÓPOLE (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC).

“É uma honra receber um prêmio que reconhece a atuação de prefeituras em buscar alternativas inovadoras e de apoio ao desenvolvimento integrado. O Prêmio não é só de Curitiba é da Região Metropolitana de Curitiba. Quero destacar que o PRÓ-METRÓPOLE promove articulação não apenas em questões de transporte e saúde, mas tem avançado também em outras áreas, como a do abastecimento e alimentação”, disse Eduardo Pimentel, ressaltando a presença de Prefeito(a)s da Região Metropolitana (Marquinhos de Piraquara, Beti Pavin de Colombo, Toninho de São José dos Pinhais e Colodel de Almirante Tamandaré).

“Um dos exemplos é o grande cinturão verde na Região Metropolitana de Curitiba, cujos produtos abastecem os Armazéns da Família e o suco da tangerina produzida em Cerro Azul e outros municípios do Vale do Ribeira, que hoje é usado na merenda escolar”, completou.

Acompanharam o Prefeito em Exercício Eduardo Pimentel, o Vice-Presidente da FIEP, empresário Helio Bampi e a Prefeita de Colombo Beti Pavin (atuais Presidente e Vice-Presidente do PRÓ-METRÓPOLE), o Coordenador do Programa, Alexandre Schlegel, o Superintendente de Assuntos Metropolitanos Marcelo Ferraz e a Presidente da Agência Curitiba Cris Alessi.

Curitiba também foi finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Vale do Pinhão, coordenado pela Agência Curitiba.


Evento premia oito categorias de apoio ao empreendedorismo

O prêmio do Sebrae, criado no ano 2000, conta com oito categorias e nesse ano bateu recorde de inscritos, com 133 municípios. Desses, 41 foram finalistas e oito premiados. Curitiba, com o PRÓ-METRÓPOLE, e os demais vencedores estaduais concorrem à etapa nacional do prêmio, em junho.

“Esses municípios premiados vêm se destacando com ações efetivas de apoio aos empreendedores de várias formas, com desburocratização, inovação, educação empreendedora, legislação para pequenos negócios”, disse Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel do Sebrae no apoio ao pequeno e microempresário no país ao longo das últimas décadas e disse que ainda há muito a ser feito. “Temos um potencial que nem sabemos o seu real tamanho. Mas o Sebrae tem tecnologia e preparo para fazer o Brasil se desenvolver”.

O governador em exercício, Darci Piana, enfatizou que ajudar o empreendedorismo também ajuda o Estado a se desenvolver. “Faz bem ao município, ao Estado e ao Brasil”, afirmou.

Em 2019, foram finalistas da etapa Paraná os prefeitos de Ponta Grossa, Mato Rico, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, Nova Tebas, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José dos Pinhais, Maringá, Araruna, Goioerê, Sarandi, Umuarama, Marialva, Londrina, Andirá, Carlópolis, Jacarezinho, Ubiratã, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi, Pato Branco, União da Vitória, Barracão e Santo Antonio do Sudoeste.



Confira os vencedores em cada categoria


  • Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Ponta Grossa (prefeito Marcelo Rangel)

  • Compras Governamentais de Pequenos Negócios –Londrina (prefeito Marcello Belinati)

  • Pequenos Negócios no Campo – Carlópolis (prefeito Hiroshi Kubo)

  • Inovação e Sustentabilidade – Pato Branco (prefeito Augustinho Zucchi)

  • Empreendedorismo nas Escolas - Marechal Cândido Rondon (prefeito Márcio Rauber)

  • Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES – Guarapuava (prefeito Cesar Silvestre Filho)

  • Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico – Curitiba (prefeito Rafael Greca)

  • Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual – Foz do Iguaçu (prefeito Francisco Lacerda Brasileiro)



Anúncio da premiação feita pelo Governador em Exercício Darci Piana




Pronunciamento do Prefeito em Exercício Eduardo Pimentel por ocasião da premiação conquistada





0 visualização

Atlas 2018 - Arquivo para visualização

Atlas 2018 - Arquivo para impressão

Contato

41 3250-1447
Rua Bom Jesus, 669 . Cabral . Curitiba . Paraná

​© 2020 Pró-Metrópole. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon