Cidadão é protagonista em uma cidade inteligente, afirma Eduardo Pimentel





O vice-prefeito Eduardo Pimentel afirmou nesta quinta-feira (24/3), em palestra na Smart City Expo Curitiba 2022, que em uma cidade inteligente o cidadão é protagonista, definindo através da participação popular o seu destino.


“Uma cidade só é inteligente quando a inovação e as tecnologias são utilizadas como ferramentas de desenvolvimento social dos cidadãos mais carentes”, destacou.

Programa de consultas públicas apontado como exemplo de gestão pública pela ONU, o Fala Curitiba foi destacado pelo vice-prefeito como a principal ferramenta municipal para interação social e governo participativo.

“Com o programa Fala Curitiba a nossa gestão, liderada pelo prefeito Rafael Greca, descentralizou os debates sobre as prioridades da cidade. Hoje é o cidadão que define as obras do seu bairro”, afirmou Pimentel.

Foram mais de 50 mil atendimentos em quatro anos, entre participações presenciais, por site e aplicativos do Fala Curitiba e do 156 Digital.


Pimentel destacou também o uso da tecnologia na gestão municipal, citando como exemplo o Saúde Já. “Por sinal, a tecnologia tem sido grande aliada da nossa gestão na inovação. Temos projetado o cidadão como o grande gestor público de Curitiba. Uma cidade inteligente funciona assim, utilizando as novas tecnologias, como ferramenta de inclusão”, disse.


Integração

Para o vice-prefeito, o desafio de uma cidade inteligente também é a integração das demandas por alimentação, trabalho, habitação, mobilidade e lazer. Ele citou o exemplo do Bairro Novo do Caximba, que é a maior intervenção socioambiental e habitacional em andamento no Brasil. “A região do Caximba, que por anos foi esquecida pelo poder público, agora terá a dignidade restabelecida com um projeto moderno, que será exemplo nacional.”


O projeto do Bairro Novo da Caximba vai garantir atendimento direto para 1,7 mil famílias da Vila 29 de Outubro, com a construção de 1.147 novas moradias e a implantação de um parque linear nas margens do Rio Barigui.

Pimentel apresentou ainda outros projetos da gestão, como a Pirâmide Solar, o Novo Inter 2, as hortas comunitárias, a Cohab Solar e os investimentos em mobilidade urbana. “A orientação do prefeito Rafael Greca para nossa equipe é inovar e transformar a vida das pessoas”, afirmou.


Barcelona

Durante a apresentação, Pimentel lembrou ainda que no ano passado esteve em Barcelona para participar do World Smart City Awards, maior premiação internacional para cidades inteligentes. Na ocasião, além de apresentar o programa Bairro Novo da Caximba, o Plano de Recuperação de Curitiba foi escolhido como um dos seis projetos mais inovadores do mundo.

A capital paranaense recebe a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. No Expo Barigui, são apresentadas soluções, produtos e serviços para ajudar cidades e pessoas a usarem cada vez mais a inovação para o desenvolvimento urbano.








5 visualizações0 comentário