ACP entrega comenda do Barão do Serro Azul e homenageia empresários



O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, recebeu, nesta quinta-feira (4), do presidente da Associação do Paraná – ACP, Camilo Turmina, a comenda Barão do Serro Azul. A comenda é a principal premiação da entidade entregue uma vez por ano a personalidades que se destacam na contribuição pelo crescimento e valorização empresarial do Paraná.


“É com grande alegria e satisfação que recebo essa condecoração. O comércio é de fundamental importância para esse grande momento pelo qual passa o nosso Estado. Um setor que tanto sofreu durante a pandemia da Covid-19, mas que soube se recriar, se reinventar e hoje está muito mais fortalecido, empregando milhões de paranaenses”, afirmou o governador.


Na cerimônia, Ratinho Junior lembrou que o Paraná apresenta há mais de três anos uma evolução significativa e consistente na geração de empregos. Foram, destacou ele, mais de 172 mil postos com carteira assinada abertos no ano passado, de acordo com levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho.


“Uma marca histórica, que só possível ser alcançada com a ajuda fundamental do nosso comércio, peça-chave nessa engrenagem de sucesso, com bares, panificadoras, salões de beleza e supermercados expandindo suas atividades e contratando”, disse o governador. “Sempre digo que o emprego é o melhor programa social que existe, é o que permite ao cidadão cuidar dignamente da sua família”.


Mercado que segue aquecido em 2022 e que, ainda segundo o Caged, o Paraná apresenta saldo de admissões de mais de 90 mil pessoas no primeiro semestre deste ano, a melhor marca da Região Sul e uma das mais representativas do País. “Movimentação que nos deixa confiantes de que teremos um número ainda melhor para apresentar no fim deste ano, quebrando o recorde de 2021”, afirmou. “Podemos nos orgulhar em dizer que mais de 860 mil novas empresas foram abertas no nosso Estado em três anos e meio, fruto da atração de investimentos privados, com o aporte de R$ 120 bilhões desde janeiro de 2019”, acrescentou.


Para o presidente da ACP, Camilo Turmina, a parceria com o Governo do Estado como forma de fomentar o setor e reaquecer a economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada das atividades sociais. “Os micros, pequenos e médios empresários no Paraná e no Brasil são responsáveis por mais de 40% dos salários recebidos pelos trabalhadores, são quase R$ 3 trilhões movimentados por estas empresas, o que destaca sua importância para a nossa economia. É um momento muito importante para o comércio do nosso Estado”, disse.


O governador se junta a outras personalidades como o vice-governador Darci Piana, homenageado em 2021, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o produtor e idealizador do filme “O Preço da Paz”, Maurício Appel, Sérgio Moro, empresário e apresentador de TV, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, entre outros.


No mesmo evento também foram homenageados: o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, como Personalidade Pública; Paulo Beal, dono das Redes de Supermercados Festval, na categoria Inovação; e Mario Gazin, do Grupo Gazin, na categoria Tradição no Comércio. As homenagens fazem menção ao dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho.


“São pessoas que fizeram uma grande diferença na sua trajetória comercial, gerando empregos e fomentando a economia. Profissionais que nos espelhamos como exemplos a serem seguidos, que souberam inovar e se manter com no mercado por tanto tempo, pessoas que contribuem para um ambiente seguro e propício para investimentos, algumas delas que serão homenageadas nesta data tão importante para o comércio do nosso estado”, disse Turmina.


O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, é formado em administração, com pós-graduação em agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes. Filho do ex-presidente da ACP, Cláudio Slaviero, e neto do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, começou a trabalhar com 16 anos e iniciou as atividades associativistas na entidade. “Uma coisa que talvez poucos saibam é que sou cria da ACP, fiz parte dos conselhos e foi aqui que comecei minha vida associativista e receber esta homenagem é uma alegria muito grande. Na prefeitura atuei junto com empresários na prefeitura no apoio ao pequeno e microempresário, que teve o aval e parcelamento dos impostos municipais e procuro sempre estar presente junto a eles para colocar pautas importantes que trazem o olhar do empresário para o setor público”, disse.


Para Paulo Beal, da rede de supermercados Festval ser agraciado na categoria inovação no ano em que a empresa faz 50 anos mostra que sua equipe não se acomodou e sempre soube buscar alternativas e o melhor para o cliente. “Essa é uma noite muito feliz, no ano em que celebramos 50 anos anos estar sendo homenageado pela ACP, que é uma entidade tão representativa e que muito bem representa o comércio na capital paranaense é motivo de muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, destacou.


O fundador do Grupo Gazin, Mário Gazin, homenageado na categoria tradição apontou que o reconhecimento é um reflexo do trabalho de equipe dos seus mais de 10 mil funcionários espalhados em 13 estados brasileiros. “Isso reflete o trabalho que fazemos lá fora, com toda certeza tenho que agradecer as pessoas que me colocaram aqui. Nós somos a empresa número um em varejo do país e isso é reflexo do trabalho de toda nossa equipe”, celebrou.


A cerimônia de entrega das homenagens aconteceu em jantar oferecido pela entidade no restaurante Dom Antônio, na capital paranaense, em alusão ao mês do comerciante.


A ACP

Fundada por um grupo de empresários, liderados por Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, a Associação Comercial do Paraná atua há 132 anos na defesa da classe empresarial e do livre comércio. A entidade auxilia na superação das dificuldades que surgiriam ao longo da história, no intercâmbio de experiências e na inovação para fomentar cada vez mais a economia e a boa gestão empresarial de nosso estado.


Ao longo desse mais de um século de história, a ACP acumula diversos embates e vitórias que garantiram a livre iniciativa que temos hoje, contribuiu para a expansão da atividade comercial, a geração de empregos e a estabilidade da economia como um todo.


Sempre pautada pela defesa da ética no trato da coisa pública, nossa Associação tem atuado mais recentemente na defesa dos valores republicanos, na criação de oportunidades e valorização de bons exemplos para os nossos jovens, muitas vezes carentes de esperança. Por isso e por nossa relevância na sociedade devemos empunhar a bandeira da ética e da moral, defendendo a cidadania e o respeito acima de tudo.

Texto: ACP




9 visualizações0 comentário