Atlas 2018 - Arquivo para visualização

Atlas 2018 - Arquivo para impressão

Contato

41 3250-1447
Rua Bom Jesus, 669 . Cabral . Curitiba . Paraná

​© 2019 Prometropole 

​© 2018 Pró-Metrópole. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

Águas e Biodiversidade 

GRUPO DE TRABALHO ESTRUTURANTE ÁGUAS E BIODIVERSIDADE
CRIADO EM 2017 Coordenação: Nicolás Lopardo - SANEPAR

Leny Mary Goes Toniolo - PMC / SMMA Felipe Maia Ehmke - IPPUC 

AÇÕES REALIZADAS

RMC está localizada nas nascentes do Rio Iguaçu (Bacia do Alto Iguaçu), e integra também a Bacia Litorânea, na Serra do Mar e a Bacia do Rio Ribeira na sua porção norte. Apresenta áreas de relevância ambiental, como fragmentos da Mata Atlântica e mananciais, que merecem especial atenção, do ponto de vista da sustentabilidade. Desta forma, tendo em vista uma concepção de desenvolvimento regional produtivo inclusivo, equilibrado e sustentável, propõe-se uma iniciativa inovadora e alinhada com as tendências globais para gestão territorial: Incluir a conservação da biodiversidade como parte dos negócios e como estratégia para garantir a resiliência ambiental, a segurança hídrica e climática, na perspectiva de que áreas naturais são ativos socioeconômicos. Este contexto direciona as ações deste GTE. 

4 reuniões estruturantes foram realizadas, estabelecendo estratégias e atribuições, sobretudo no apoio aos demais grupos do programa.
Foi realizado o curso de capacitação “Conservação da Natureza como Estratégia de Enfrentamento às Mudanças Climáticas”, direcionado, principalmente, para técnicos e servidores das Secretarias de Meio Ambiente e a ns da RMC. Também ocorreu o lançamento da publicação “Diretrizes para a Conservação da Biodiversidade na Região Metropolitana de Curitiba”. Estas ações, de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), tiveram ativa participação e apoio deste GTE. 

AÇÕES FUTURAS


1. Identificação de parceiros dentro da política de conservação de

biodiversidade (governos, academia, empresas, ONG’s)

2. Reunião de dados e informações relacionados à identi cação
e avaliação de ativos ambientais da RMC (mapeamentos de
áreas com potencial de conservação – mananciais, áreas verdes, corredores de Biodiversidade, Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN's, etc)

3. Construção de uma agenda ambiental e de recursos hídricos compartilhada (sistema metropolitano de informações ambientais, cronograma de ações e eventos relacionados ao meio ambiente dentro da RMC).

4. Identi cação de oportunidades econômicas compatíveis com a conservação da biodiversidade

5. Apoio aos demais GTE’s na promoção do uso racional de recursos e identificação de oportunidades.